José Simões é o Mandatário de Honra da candidatura do PSD à União de Freguesias da Covilhã e Canhoso
Por Jornal Fórum
Publicado em 29/07/2025 09:55
Política

José Simões é o Mandatário de Honra da candidatura do PSD à União das Freguesias da Covilhã e Canhoso. A apresentação pública está marcada para esta terça-feira, 29 de julho, às 18h30, no Jardim Público da Covilhã.

Natural da Covilhã, nascido em 1940, José Simões é uma figura ligada à identidade local. Começou a trabalhar com apenas 12 anos e serviu Portugal no serviço militar, em 1961. Foi autarca e dirigente associativo em São Martinho, tendo fundado o Rancho Folclórico do Refúgio, que promoveu os cantares e saberes populares da região, levando a cultura local além-fronteiras.

É também criador do Museu Etnográfico do Refúgio, espaço que ajudou a construir juntamente com a sua esposa e que é hoje considerado um santuário da memória da comunidade. Além disso, é autor do livro “Os Dias da Pedra Verde – memórias de um Combatente”, entre outras publicações.

“Não escolhemos uma figura mediática, escolhemos uma figura simbólica. Escolhemos alguém que representa o que há de mais autêntico na nossa terra: trabalho, cultura, memória, comunidade”, afirma a candidatura liderada por João Morgado.

Para João Morgado, candidato à Junta de Freguesia, José Simões representa “uma pessoa do povo, com o que isso tem de grandioso”, reforçando que “é ao povo que esta candidatura se dirige” e que pretende “colocar o povo no centro das decisões”.

O envolvimento de José Simões é descrito como um sinal claro da abertura da candidatura à comunidade. “Depois das eleições, contamos com a sua experiência, para continuar um trabalho que ajude a preservar a memória e a unir gerações nas freguesias de Covilhã e Canhoso”, conclui a candidatura.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online