A CDU reafirmou esta quarta-feira a sua solidariedade com as populações e operacionais envolvidos no combate aos incêndios que continuam a atingir o concelho da Covilhã e defendeu a adoção de medidas de emergência para apoiar os afetados.
Entre essas medidas, o partido propõe que a empresa Águas da Covilhã suporte o custo do consumo excessivo de água utilizado por residentes e entidades das freguesias afetadas para auxiliar no combate às chamas e proteger bens e habitações. A proposta inclui também as componentes indexadas, como o saneamento.
“Estão a ser obrigados a consumir para ajudar a proteger vidas e bens e auxiliar os bombeiros. É preciso garantir que ninguém será penalizado.”, defende a CDU, sublinhando que esta seria uma forma de minimizar os custos suportados pelas populações e de reconhecer o esforço solidário de todos.
O partido propõe ainda que a Águas da Covilhã, em articulação com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, identifique as áreas abrangidas, calcule o valor médio de consumos anteriores e isente os afetados do pagamento de qualquer excedente, a ser deduzido na próxima fatura.