O Cineclube Gardunha anunciou uma programação diversificada para setembro, com exibições n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes e sessões conjuntas com o festival punk Fatela Sónica, que decorre de 26 a 28 de setembro na localidade da Fatela.
As sessões começam a 16 de setembro, às 21h00, com “The Shrouds – As Mortalhas”, de David Cronenberg, filme escrito no período de luto do realizador. Segue-se, no dia 18, à mesma hora, “Tardes de Solidão”, de Albert Serra, documentário sobre o toureiro Andrés Roca Rey. Já no dia 23, será exibido “Misericórdia”, de Alain Guiraudie, considerado pela revista Cahiers du Cinéma o melhor filme de 2024.
A colaboração com o festival Fatela Sónica inicia-se a 25 de setembro, véspera do arranque do evento, com destaque para a exibição de “Fantasma Lusitano”, de David Francisco e Nuno Calado, sobre Jorge Bruto, nome marcante do rock’n’roll e do punk nacional. O músico estará presente para uma conversa com os realizadores. Nesse dia, durante a tarde, Marta Ramos fará leituras do livro infantojuvenil de Jorge Bruto, “A Princesa Klara”.
Integrada também no festival, no dia 27 de setembro, às 20h00, será exibido “Emigrante”, de Charlie Chaplin, numa sessão especial musicada ao vivo pelo coletivo Profound Whatever.