A Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Politécnico de Castelo Branco (ESALD-IPCB) vai promover programas de exercícios para a população com problemas de equilíbrio relacionados com alguma doença do movimento como sequelas de Acidente Vascular Cerebral, Esclerose Múltipla, Parkinson ou outras, e para pessoas com fibromialgia. Os programas serão orientados por fisioterapeutas, incluindo licenciados e alunos de fisioterapia.
O programa para a população com problemas de equilíbrio é composto por três sessões semanais: às segundas-feiras entre as 10h e as 10h50, exercício aquático em grupo no tanque terapêutico da ESALD (piscina); às quartas-feiras entre as 10h e as 10h45, exercício terrestre em grupo em sala (ginásio de fisioterapia); e às sextas-feiras durante 30 minutos, num período a definir entre as 9h e as 13h, treino individualizado com recurso à Realidade Virtual. Este programa decorrerá nas instalações da ESALD durante seis semanas, entre os dias 19 de janeiro e 27 de fevereiro.
O grupo conterá um limite máximo de seis vagas. Poderão inscrever-se neste programa específico pessoas com mais de 35 anos, ausência de contraindicação para exercício leve a moderado previamente indicado por médico e que consigam caminhar de forma autónoma, mesmo que com recurso a auxiliar de marcha (como canadiana, tripé ou bengala).
O programa composto por 18 sessões terá um custo total de 62,90 euros por participante e inclui uma pré-consulta de avaliação em fisioterapia obrigatória e individual a agendar com um fisioterapeuta da Clínica Pedagógica. Nesta consulta será averiguada toda a elegibilidade para participação da pessoa no programa e adereçadas eventuais outras questões. As inscrições podem ser realizadas até ao dia 16 de janeiro.
Já para o grupo de pessoas com fibromialgia, o programa é composto por exercícios em tanque terapêutico (piscina aquecida) e é orientado por fisioterapeutas e alunos de fisioterapia. O exercício de intensidade leve e o relaxamento em ambiente aquático aquecido podem ajudar na redução de sintomas como a dor, aumentar a funcionalidade e melhorar a qualidade do sono nesta população, resultando numa melhoria da qualidade de vida para pessoas que tenham esta condição.
Este programa decorrerá nas instalações da ESALD durante três meses (11 semanas), todas as quintas-feiras das 10h00 às 10h50 entre os dias 22 de janeiro e 2 de abril de 2026. O número limite máximo é de 10 vagas/inscrições.
Poderão inscrever-se neste programa pessoas com mais de 30 anos e sem contraindicações para exercício leve a moderado previamente indicado por médico.
Os três meses de programa incluem 11 sessões que terão um custo total de 65,30 euros por participante e inclui uma pré-consulta individual a agendar com um fisioterapeuta da Clínica Pedagógica. Nesta consulta será verificada a elegibilidade para participação da pessoa no programa e avaliados outros aspetos clínicos que possam ser considerados relevantes pela pessoa e/ou fisioterapeuta. As inscrições podem ser realizadas até ao dia 19 de janeiro.