O Município de Castelo Branco participou na 4.ª edição da Lisbon Food Affair, que decorreu entre 9 e 11 de fevereiro, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, promovendo a produção local, a inovação e a sustentabilidade no setor agroalimentar.
No stand do Município estiveram representadas várias marcas e entidades da região, nomeadamente Candeio da Cortinha, CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, Conserveira do Interior | Bem Amanhado – Conservas de Peixe do Rio, Humiverso, Kiwa Sativa – Certificação, Ludovico Antunes Dias, Quinta das Olelas, Queijaria Sabores da Soalheira, Veracruz Almonds, Vinhos Raya e XIXA Biltong.
Durante os três dias do certame, os representantes de Castelo Branco participaram em várias “Talks LFA”, reuniram com compradores nacionais e internacionais e reforçaram redes de contacto, com vista à criação de novas oportunidades de negócio e entrada em mercados externos.
Um dos destaques da participação albicastrense foi a atribuição do prémio LFA Innovation, na categoria “Food & Beverage”, à Conserveira do Interior, representada por Leonel Barata. O produto distinguido foi a Carpa Fumada com Óleo e Sementes de Cânhamo, reconhecida como o produto mais inovador presente na edição de 2026.
O espaço LFA Innovation é dedicado à apresentação de produtos, serviços ou equipamentos disruptivos recentemente lançados no mercado, promovendo a notoriedade de marcas e soluções inovadoras.
No dia 10 de fevereiro, o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, visitou o stand do Município de Castelo Branco, onde contactou com os produtores e conheceu os produtos em exposição.