O Presidente da Mutualista da Covilhã, Nelson Silva, foi eleito no sábado, 7 de fevereiro, para o Conselho de Administração da Associação Portuguesa de Mutualidades – APM - RedeMUT, para desempenhar a função de Vogal no mandato 2026-2029 em representação da associação covilhanense.
O ato eleitoral, à qual se apresentou uma única lista, decorreu no sábado, no Porto, a que se seguiu a tomada de posse. Esta é a primeira vez que a Mutualista da Covilhã integra os órgãos sociais desta estrutura representativa do mutualismo em Portugal que congrega 26 das maiores mutualidades nacionais, representando cerca de 800 mil associados mutualistas.
Com a presidência do Conselho de Administração a cargo do Montepio Geral – Associação Mutualista e a vice-presidência da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (Montijo), são também vogais do órgão A Lacobrigense – Associação Mutualista, de Lagos, e a Associação de Socorros Mútuos dos Empregados no Comércio de Lisboa (ASMECL).
“Esta eleição traduz o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver na Mutualista da Covilhã e representa um compromisso acrescido com o fortalecimento do mutualismo em Portugal, numa fase em que os desafios sociais e demográficos exigem respostas inovadoras, solidárias e sustentáveis”, afirma Nelson Silva. “É com sentido de missão que integro este órgão, certo de que o mutualismo continua a ser uma resposta essencial num país com crescentes assimetrias e necessidades sociais”, acrescenta o Presidente da Mutualista.
Quanto aos restantes órgãos associativos, para a presidência da Mesa da Assembleia Geral foi eleito o Montepio Nacional da Farmácia - MONAF e para a do Conselho Fiscal a Casa de Imprensa – Associação Mutualista. Este foi o quinto ato eleitoral da história da APM-RedeMUT.